Daviz Simango

Daviz Simango

Daviz Mbepo Simango  (nascido em 07 de fevereiro de 1964) é um político moçambicano, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM)  e actual presidente do Município de Beira. Ele é filho de Urias Simango, o primeiro vice-presidente da FRELIMO. Juntou-se à RENAMO em 1997, partido com o qual tornou-se edil da Beira em 2003.  Em 6 de Março de 2009,  fundou um novo partido, o MDM.

Licenciado em Engenharia civil pela Universidade Eduardo Mondlane, Ex- membro do Partido de Convenção Nacional (PCN) e da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).

Premiado pela revista Professional Management Review-Africa como o melhor presidente de todos os municípios em Moçambique no ano de 2006, 2008 e 2009.

Reeleito para Segundo mandato com 61,6% dos votos, como independente. Único candidate independente até aqui a conseguir eleição na história da jovem democracia multipartidária moçambicana,

Criou em Marco de 2009 um partido político, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), na Cidade da Beira, onde foi eleito por votação como Presidente.

Em 2013, Simango concorre como candidato à sua própria sucessão na presidência do município da Beira, onde conseguiu 68.503 votos, o equivalente a 69% do total de votos válidos, enquanto o seu rival, Jaime Neto, da Frelimo, somou 31.300 votos, correspondentes a 31%.

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Sou de Angola. Tenho orgulho dele, viva para todos aqueles, que põem a força da razão acima da força. VIVA DAVIZ MBEPO SIMANGO.

  2. Pessoal eu não acho graça nele. Pois eu sou simpatizante d pardito no qual é líder e sou fã dele, único político moçambicano mais justo.ele merece ser reeleito mais uma vez na beira.tenho certeza d que se fôr eleito como p.da República ,Moçambique terá outra imagem ,em menos d 5anos ,em termos d desenvolvimento .um dos exs:é Nampula ,era uma cidade péssima antes d MDM,mas hoje é luxo.
    SIMANGO continue assim conduzindo o destino d povo. Que DEUS lhe abençoe .um dia a victoria será sua. VOCÊ É A SOLUÇÃO

  3. ….injustamente foi lhe tirado o pai do convivio popular…..uma atitude de alguns membros da tura….tribalistas ….kuruptos….malandros…..inresponsaveis…..tornaram o jovem orfao dos seus parentes…..mas um dia vao pagar ……seram julgados mesmo estando mortos.

  4. Se nao faltasse no último encontro da ACLLiN propunha a ele como candidato único da Frelimo como forma d repor a ordem na Frel e dar a cesar ok é d cesar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here