Tomaz Salomão

Tomaz Salomão

Tomaz Augusto Salomão  (16 de outubro de 1954, Inharrime) é um economista moçambicano, que trabalhou como terceiro secretário executivo da SADC de 2005 a 2013. Ele obteve o seu doutorado na Universidade John Hopkins, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos.

Início de vida e carreira

Nasceu a 16 de Outubro de 1954, no distrito de Inharrime, na província meridional de Inhambane. Seu pai João Salomão Cumbana trabalhou como enfermeiro, contabilista e professor. Sua mãe foi enfermeira e doméstica.

Tendo feito o ensino primário, na Escola Carneiro Araújo, em Inhambane, entre 1960 e 1965, seguiu depois a formação técnico-profissional, tendo concluído o nível básico na Escola Industrial e Comercial de Inhambane, em 1969, e a nível médio no Instituto Comercial de Maputo, em 1972. É Economista fez o Bacharelato em 1977, a Licenciatura em 1988 e o Mestrado em 1992.

Ainda antes de terminar os estudos, trabalhou no Gabinete de Estudos na Caixa Económica Montepio, de 1973 a 1974, e foi membro do Conselho de Administração do Montepio de Moçambique até 1976.

Seu principal cargo foi o de Secretário Executivo da SADC, que exerceu por dois mandatos – de 2005 a 2013.

Economista de profissão, Salomão, 51, fez significativas contribuições para o desenvolvimento do seu país e da região, desempenhando cargos nacionais seniores por 22 anos.

Ele foi mais recentemente o Ministro dos Transportes e Comunicações, de 2000-04, e também assumiu cargos internacionais como de presidente do comité de ministros da União Africana encarregue no desenvolvimento das TICs, em 2003-04, e presidente do Comité dos Transportes e Comunicações da SADC (SATCC), em 2000-02.

Ele foi Ministro do Plano e Finanças em 1994-99, durante o período da reconstrução em Moçambique, após o acordo de paz.

Durante o mesmo período, serviu como governador por Moçambique junto do Banco Africano de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.

A sua carreira no governo iniciou como Secretário de Estado para a Defesa Nacional, em 1983-89. A partir deste posto foi escalando degraus, tornando-se Vice-Ministro do Plano e finanças, em 1990-94.

Antes da sua nomeação para a SADC, Salomão era deputado da Assembleia Nacional (Membro do Parlamento) em Moçambique, após as eleições de Dezembro passado. Na sua candidatura para o posto, Salomão comprometeu-se a “continuar a implementação dos vectores angulares das nossas organizações, nomeadamente o Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional (RISDP), o Plano Indicativo Estratégico para o Órgão sobre Cooperação em Políticas, Defesa e Segurança, e outro s instrumentos chave, no quadro da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) ”.

Durante o seu mandato como ministro dos transportes, Salomão liderou a bem sucedida reestruturação dos portos e caminhos-de-ferro, contribuiu para a modernização da infraestrutura, incluindo os portos, e liderou o bem-sucedido programa de reforma das telecomunicações, dirigido à modernização e competitividade.

Outros feitos incluem o reforço da capacidade técnica do órgão nacional regulador das telecomunicações, aprovação de uma nova política e lei de telecomunicações, e o licenciamento de uma nova operadora de telefonia móvel, facto que reforçou o ambiente competitivo bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Salomão recebeu a sua formação académica em Moçambique, tornando-se contabilista certificado em1972. Ele obteve o grau de Bacharel em Economia em 1976, e em 1990 alcançou o seu Mestrado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, onde também leccionou economia.

Ele é doutorado em economia na Universidade John Hopkins, nos EUA.

Tomaz Augusto Salomão é Professor Assistente da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane.

É membro do partido Frelimo, de que é membro Comité Central.

Casado e pai de dois filhos, é falante de Bitonga, Citswa, Chopi, Português e Inglês. Nos tempos livres gosta de praticar natação, jogar futebol, escutar música e ler.

Sobre Esta Personalidade
Photo ofTomaz Salomão
Nome
Tomaz Salomão
Ocupação
Economista

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here