Coisas de Moçambique Xkalamidadi na Cidade de Maputo

Xkalamidadi na Cidade de Maputo

COMPARTILHE

Xkalamidadi na Cidade de Maputo

Um negócio que sustenta famílias e que pode não ser substituído

Skalamidadi é o nome atribuído aos vestuários vendidos arredores dos mercados informais da Cidade de Maputo e um pouco por todo o país. Trata-se de uma actividade exercida à “vista-grossa” das autoridades do nosso país. Ela não “devia” ser praticada porque são vendidas roupas para doar às pessoas mais carenciadas, mas é o sustento de várias famílias como nos deu a conhecer o nosso entrevistado.

Orário Francisco tem 42 anos de idade, casado, reside no bairro de Bobole, pai de cinco filhos – dos quais três frequentam a 9ª, 10ª e 11ª classes – é vendedor de xkalamidadi há 15 anos.

Calamidade3

Antes de exercer essa actividade, foi funcionário de uma carpintaria – de onde saiu por falta de ferramentas e salário que garantisse sustento familiar.

O Mercado Fajardo foi eleito como posto de venda ideal. E, prefere vender mais artigos femininos e para crianças (produtos obtidos nos armazéns da Baixa da cidade e o valor de aquisição vária entre 7 mil à 9 mil meticais).

Quando a nossa equipe questionou-o sobre a possibilidade de trocar de actividade disse que poderia, mas o tal negócio teria de ser rentável ao ponto de o permitir abrir uma mercearia.

O Sr. Orácio é mais um moçambicano com um coração empreendedor na Cidade de Maputo, como os demais que têm procurado tirar o sustento do próprio negócio.

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA