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Como organizar um chá de panela

O Chá de Panela, também conhecido como Chá de Cozinha, é uma festa divertida em que um grupo mulheres organiza para celebrar junto com a noiva, antes desta contrair o matrimónio ou o lobolo (casamento tradicional em Moçambique). Normalmente, os participantes da festa são amigas, primas, vizinhas, cunhadas, tias e entre outros. Como parte do evento nunca devem faltar as brincadeiras, os castigos, as danças, a entrega de presentes, brindes, entre outras ideias. A ideia de cada chá de panela está na criatividade de cada um ou dos organizadores do evento.

Quem nunca participou de chá, acaba tendo pequenas dificuldades para preparar um chá de panela perfeito, o que é bastante comum. O que preparar? Como preparar? Quem convidar? Tudo isso não tarefa fácil a princípio. Antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa e elabore uma lista com cada elemento que achar crucial.

1. Planeie o evento com antecedência

Planear é sempre a melhor opção. Escolhe e marque a data adequada para efectuar o chá de panela por pelo menos duas semanas ou um mês mesmo, antes do casamento. Não esqueça que ao mesmo tempo você também estará acertando os detalhes finais do casamento, então é importante ter tempo suficiente para organizar as duas coisas.

2. Peça ajuda das amigas

Convoque a madrinha e algumas amigas mais próximas para ajudarem-lhe na organização. Se necessário marque um encontro ou então crie um grupo nas redes sociais para que possa facilitar no acerto de todos os pormenores da festa.

3. Escolha o local da festa

Por questões de organização, é importante escolher o local de imediato. O espaço do evento deve ser aconchegante para convidadas. As opções mais frequentes geralmente são na casa dos pais da noiva ou no salão de eventos/ festas.

4. Faça a decoração ao seu gosto

Ao invés de gastar uma fortuna com a decoração do chá de panela, a noiva pode optar por uma decoração caseira. Capriche na decoração. Decorre usando balões, flores, enfeites, fitas, fotos com as amigas (faça ao seu gosto).

5. Opte por itens divertidos

Para animar o ambiente pode se optar no uso de plaquinhas com mensagens divertidas, fantasias e acessórios engraçados. Darão um ar divertido nas fotos que forem tiradas no dia do evento.

6. Convide as pessoas com antecedência

Não há necessidade de convidar todas as amigas que farão parte do seu casamento. Convide para o chá de panela a madrinha, familiares e algumas amigas mais próximas. No entanto é importante entregar os convites a tempo e hora, para que as convidadas possam planificar a agenda e poderem comprar os presentes a tempo e hora. 

7. Faça a lista de presentes

É imperioso que se faça uma busca dos possíveis artigos de cozinha que a noiva mais precise e que não tenha em sua “futura” nova casa. As convidadas podem escolher um presente para comprarem dessa lista.

8. Escolha os aperitivos

Defina o cardápio: As opções são diversas e variadas, dependem muito dos gostos e das condições da noiva. Bolos, cupcakes, salgados são bastante comuns, mas os gostos são individuais, cada noiva pode optar pelo seu gosto. Jamais peça as convidadas trazerem alguma comida ou bebida para o seu chá. Isso faz com as convidadas desistam de comparecer ao seu chá (pelo menos em Maputo – Moçambique é assim) :-).

9. E as Brincadeiras

Peça a madrinha para organizar as brincadeiras. A noiva não pode saber quais serão as brincadeiras, mas pode (e deve) dar um toque nelas sobre as coisas a incomodam para evitar aquele “climão” no dia. Eis uma lista de algumas brincadeiras que geralmente não nunca faltam nesse tipo de evento:

  • Adivinhe a resposta do noivo: Esta brincadeira demanda uma programação prévia, mas é muito divertida. As amigas devem fazer uma lista de perguntas para o noivo e gravar as respostas. No chá de panela, a noiva terá que adivinhar quais foram as respostas e se errar, paga um mico.
  • Eu nunca: Alguém da roda fala uma coisa que nunca fez e as pessoas seguintes têm que ir dizendo se já fizeram aquilo ou não. Se já tiverem feito, têm que beber uma dose de bebida.
  • Que presente é: A noiva deve adivinhar o que contém em cada presente. Se a noiva errar, deverá pagar o mico, mas se aceitar a dona do presente é que deverá pagar o mico.
  • O que tem na bolsa: As madrinhas preparam uma lista com coisas comuns à bolsa de qualquer mulher e as convidadas devem pegar suas bolsas e procurar os itens citados. Quem tiver mais itens, ganha um prémio.
  • Descubra a amiga pelo look: Coloque um saco de pão na cabeça de cada amiga e a noiva deve descobrir quem é quem só pela roupa.
  • A noiva é prendada: A noiva deve passar por uma lista de tarefas domésticas cronometradas e fazê-las dentro do tempo certo e bem (a plateia vai julgar). Entre as tarefas, podem estar: dobrar um lençol em 30 segundos, acertar sete tipos de tempero com os olhos vendados e responder perguntas como “o que fazer quando você coloca muito sal no feijão?” ou “o que fazer se derrubar vinho tinto no sofá?”.
  • Histórias de amiga: Cada uma das convidadas deve escrever no papel uma história que aconteceu quando estava junto da noiva, mas sem contar quem é de verdade! Se ela errar, a dona da história escolhe o mico. E, se acertar, a noiva escolhe o mico da convidada.

10. Peça à madrinha para criar uma lista de micos

Para facilitar na hora da festa, a madrinha pode trazer uma lista já feita de possíveis micos a serem pagos na festa pela noiva e pelas convidadas.

11. Lembrancinhas

Seguindo a temática do evento, é bastante comum que as lembrancinhas também sejam algo para as convidadas usarem em casa. As sugestões são vastas, vernizes, doces e bombons, mini-bolos, potes de biscoitos, mini-raspadores, abridores de garrafas, marmitinhas, molas, chaveiros, tabuinhas, colheres de pau customizadas, a escolha depende dos gostos de cada noiva.