Coisas de Moçambique G20 – A Gang dos Violadores e Engomadores

G20 – A Gang dos Violadores e Engomadores

COMPARTILHE

Nos últimos dias, a Província de Maputo tem registado uma onda de crimes “sui generis”. O que está a acontecer é muito estranho, o pior é difícil distinguir se realmente são factos verídicos ou boatos.

Anda por ai um grupo de assaltantes que foram atribuídos o nome de G20, eles actuam em cadeia, numa noite estão numa zonas e no dia seguinte idem. O pior é que não se sabe se é a mesma quadrilha ou são diversas. A verdade é que começaram a actuar nos bairros da Matola: Infulene A, Malhampsene, Nkobe, Matola Rio, Zona Verde…

Se forem diversos grupos tem algo em comum: a forma de agir perante suas vítimas. Eles roubam, violam as vítimas (não importa se é homem, mulher, crianças ou idosos) e como se isso não bastasse ainda engomam pessoas. Isso é sabotagem pura.

Uma coisa curiosa que tenho notado é que em muitos bairros durante o dia colam panfletos caseiros com dizeres como: hoje vamos actuar nesta zona. Ou os G20 já estão aqui, no entanto, nunca ouvi história de ladrão que avisa “hoje venho roubar na tua casa”. Ai está a estranheza da coisa.

E torna-se difícil distinguir se realmente é um fenómeno que está a acontecer ou se alguém “bolou” e resolveu espalhar esses boatos. Facto é que em algumas zonas tiveram casos de mortes. Até parece um daqueles filmes de terror que costumo assistir.

É muito complicado saber se isso passa ou não de realidade, o mais grave ainda é que as populações estão por conta e risco próprios. Deixa trocar isso em quinhentas, em condições normais nós já temos uma polícia bem deficiente, meios então? Já nem se fala. Piorou agora. Nos bairros quem está a fazer o famoso policiamento comunitário são os residentes. De dia vão aos seus postos de trabalho e de noite devem ficar de guarda.

A pergunta que não quer calar: onde estão os membros da Policia da República de Moçambique (PRM)? Estão a dormir, de certeza. No mínimo, é uma situação caricata. Quem devia garantir a ordem e tranquilidade pública fica num bem e bom que não acaba.

Enquanto que de dia, ficam a importunar os automobilistas. Mandam parar, procuram isto e aquilo e no final das contas exigem uns trocadinhos. Isso sim, eles fazem melhor que ninguém. Proteger o povo que é bom? Nada. Outro dia, estava a ver um debate num dos canais de televisão.

Não é que o comandante da polícia à nível da província teve a coragem de dizer que eles não vão aos bairros por falta de meios. Não se justifica então, que encontres um monte de polícia parado no meio da estrada a mandar parar todos, sem nenhum motivo aparente. Mais ainda, quando os larápios “aqueles diurnos” furtam bens do pacato cidadão nunca estão lá para acudir.

Mais uma pergunta: para que servem? Se nunca estão lá para nos proteger. Várias pessoas estão preocupadas com a actual situação e já existem especulação que dão conta de que podem ser gangs podem estar a aparecer como uma espécie de marketing politico…vai entender.

Leia Também: Não Existe G20

Profile photo of Vanda Mahumane
Colaboradora do portal de 2011 a 2013. Escrevo sobre Moçambique e sobre os moçambicanos.

COMENTE PELO FACEBOOK

22 COMENTÁRIOS

  1. lamento bastant para os meus famaliares que estao sendo terrorizados pelos malfeitores, pensso que a PRM esta agelizando a situacao.

  2. ESSES GRUPO VEIO PARA ATERRORIZAR A POPULACAO COM OS ACTOS MACABROS DELES, ESSAS NAO MERECEM ESTAR SOLTOS.

  3. Pessoal tenho uma duvida. Ouve q foram encontrados 4 homens de G20 dond 3 são de ncionalidd nigeriana e um moçambicano seraq e verdd

  4. Realmente a situação que vivemos actualmente e muito triste. Lamento bastante a posição da polícia da República quando diz que o G20 não existe. Se ela tem tanta crença que estes não existem, porque não provam a populção com acções mais concretas ao invéz de estar aí a ensitar a violência?

    O k mais me procupa é o facto de haverem pessoas no meu bairro que não tem noção da vida. São pessoas que etão em casa a tempo inteiro, estão disponóvel para fazer patrulha e obrigam aos outros a aderirem a qualquer custo.

    Não que não sintamos tudo o k xta a acontecer, eu pessoalmente quando ví as reportagens na televisão, fiquei chocada que até hoje não consigo dormir. Assusto toda a noite e praticamente passo a noite inclora porque penso que a qualquer momento podem chegar na minha casa. Tenho um casal de filhos, o mais velho tem 5 anos e a mais nova 1 ano.

    O k será deles quando estes malditos baterem a minha porta? Eu sou ùnica pessoa em casa que posso fazer ronda, meu esposo tem problemas respiratórios e não pode estar em locais esfriados. A mais nova ainda toma leite do peito e não posso sair com ela anoite porque ela tem problemas de bronquite.

    Mesmo com essa dificuldade, eu optei em fazer patrulha aos finais de semana, concretamente sextas e sábados, mas mesmo assim as pessoas não ficam satisfeitas, sob pena de não me socorrerem no dia que eu gritar. Acho que não devia ser assim. Ou estamos juntos ou somos adversários.

    Essa é a minha inquietação. Obrigada

  5. O grupo 20 ta vandalizar as cidads Maputo/Matola. A intervenção da policia deve ser rigorosa p fazer terminar esses malfeitores.

    • Realmente que nao enxistiram esses mal feitores acredito que so actuaram uma vez e aquilo ficou na mente do povoado

  6. Tal como o Obama ganhou as eleições quando matou o Bin Laden, a FRELIMO quer ganhar as eleições apanhando os tais G20 nas véspera das eleições, e o povo tê-los como Heróis. Mas estamos muito atentos aos vossos jogos políticos CAMBADAS.

  7. Realmente, é de se ficar em alerta perante esta situação que de uma ou de outra forma, é bem estranha. Depois, quanto a atitude da Polícia Da República De Moçambique, nota-se que a mesma só existe para travar greves de formas brutais, estorquir os Automobilistas e/ou Pessoas indefesas, e não, para manter combater o crime de forma a manter a Paz, a ordem e tranquilidade Pública!

  8. Caros amigos! Nao restam duvidas que o fenomeno que estamos assistindo nestes dias com a emergencia deste famoso grupo G20, e bastante complexo e de dificil analise. Facto real e que pessoas sao engomadas, violadas e sabe la o que mais.
    Mas nestes dias o que achado terrivel e a forma como a nossa esfera publi tem estado a reflectir sobre esta realidade, limitando-se simlesmente a encontrar bodes expiatorio e como sempre e a policia. Mas meus senhores lembrem-se que o policia antes de mais e cidadao igual a qualquer outro. Quando dissemos que a nossa policia nao trabalha esamos tambem a dizer que nos mesmo nao trabalhamos, vejam ou pensam na forma como somos tratados nos hospitais ou outro servico publico. Portanto para mim nao basta culpar seja la que for e, nao precisamos sentir pena de nos mesmo quando patrulhamos nossos bairros isto para mim e um sentido de cidadania muito elevado que em qualquer parte de mundo tem se verificado quando fenomenos destes emergem. Forca para todos nos incluindo a Policia, juntos acabaremos com esse grupinho de oportunistas.

    • Carlos não se trata exactamente de culpar aos polícias, sabe-se que são pessoas como nós, mas as declarações que o comandante deu foram totalmente fora de hora, ele devia ver outra forma de animar o povo e não fazer de contas que trata-se de uma estória para criança dormir.

    • O Carlos deve ser um desempregado. Pois se estivesse na situacao de quem deve fazer patrulha ate as 4 e depois tomar banho e dirigir-se ao seu local de trabalho, de certeza que nao estaria aqui a confundir cidadania com qualquer outra coisa. Meu amigo, carpinteiro e carpinteiro e e cidadao. Nem por isso deixa de enfrentar o seu trabalho arduo simplesmente porque tambem e ser humano como nos.

    • Carlos,

      Como não sentir pena? Cidadania? E quem vai trabalhar por nós se tivermos que passar noites na rua? Será a polícia? E qual será o papel da polícia se nós tivermos que fazer o trabalho deles? Vamos também começar a criar cadeias nas nossas casas para colocar os malfeitores ou vamos lincha-los? A segurança pública é tarefa da polícia do Estado. Se não há segurança a CULPA é da polícia do Estado. Nós não vivemos na selva, cada um tem uma tarefa nesta sociedade, o povo não é polícia.

      • To de acordo quem ira trabalhar por nos se formos fazer patrulha? onde esta a policia que aparece quando ha greve para espancar, amedrontar e fazer calar o povo quando nao esta satisfeito, sera que a policia so esta para defender os enteresses do governo?porque agora que o povo clama pela seguranca eles se limitam a dizer que os G20 nao existem enquanto isso o povo e engomado , violado , torturado e morto.sera que os governantes so se fazem presente no periodo das eleicoes com promessas que nunca cumpre a apelar pelo nosso voto ? esta claro que:O POVO SO E IMPORTANTE NOTEMPO DAS ELEICOES!

      • Mesmo um como eu k nao tenho nada. quando me sequestrarem e nao pagar nada. vao me tirar o k e valioso e vendem para recuperar o valor

DEIXE UMA RESPOSTA