Cacana

Cacana é uma planta rastejante com sabor amargo, que boa parte das famílias moçambicanas confeccionam para alimentar os seus. É uma receita bastante simples e que não necessita de tanta técnica. Veja o passo a passo da receita de hoje.

Ingredientes

  • 200 g de cacana
  • 2 chávenas de amendoim pilado
  • 1 coco ralado fresco
  • Sal a gosto
  • Água a gosto

Como Preparar a Cacana

  1. Em um recipiente coloque a cacana e vá escolhendo as folhas mais frescas. Lave e reserve.
  2. Ferva a água em uma chaleira. Coloque o coco ralado em um recipiente e jogue pouca água quente, de seguida jogue água fria para temperar, para que a água esteja morna. Exprima o coco até ficar seco (sem água) e deixe à parte. Use um coador para retirar os restos coco no leite coco que se formou.
  3. Coloque o leite de coco em uma panela e deixe ferver.
  4. De seguida acrescente o amendoim e deixe cozinhar por um tempo ou até o conteúdo (leite de coco e amendoim) reduzir na panela.
  5. Coloque o sal na panela.
  6. Jogue as folhas da cacana na panela e deixe cozer por cerca de 5-7 minutos, para que a cacana não amargue. Caso prefira a cacana amarga, deixe por mais tempo.
  7. Retire e sirva.
  8. Pode servida com arroz branco ou com xima.
Cacana

Cacana é uma planta rastejante com sabor amargo, que boa parte das famílias moçambicanas confeccionam para alimentar os seus. É uma receita bastante simples e que não necessita de tanta técnica. Veja o passo a passo da receita de hoje.

Tipo: Verduras

Cozinha: Moçambicana

Palavras-chave: canana,vegetal,amendoin,coco

Porção da receita: 6

Calorias: 181

Tempo de preparo: PT10M

Tempo de cozimento: PT35M

Tempo total: PT45M

Ingredientes da receita:

  • Cacana
  • Amendoim pilado
  • Coco ralado fresco
  • Sal
  • Água

Instruções de receita: Em um recipiente coloque a cacana e vá escolhendo as folhas mais frescas. Lave e reserve. Ferva a água em uma chaleira. Coloque o coco ralado em um recipiente e jogue pouca água quente, de seguida jogue água fria para temperar, para que a água esteja morna. Exprima o coco até ficar seco (sem água) e deixe à parte. Use um coador para retirar os restos coco no leite coco que se formou.  Coloque o leite de coco em uma panela e deixe ferver. De seguida acrescente o amendoim e deixe cozinhar por um tempo ou até o conteúdo (leite de coco e amendoim) reduzir na panela.  Coloque o sal na panela. Jogue as folhas da cacana na panela e deixe cozer por cerca de 5-7 minutos, para que a cacana não amargue. Caso prefira a cacana amarga, deixe por mais tempo. Retire e sirva. Pode servida com arroz branco ou com xima.

Classificação do editor:
4.5