Modjeiro é o termo usado para identificar as pessoas que praticam a modja.
Se o termo Modjeiro existisse no dicionário você teria uma resposta semelhante a essa. Mas deixemos de piadas sem graça de lado e vamos ao que interessa: os modjeiros.
Primeiro vamos definir alguns conceitos chave:
Modja: é uma actividade que consiste na procura de passageiros para ocuparem assentos do chapa até que este fique lotado e insuportável.
Chapa: é o meio de transporte mais usado em Moçambique, engloba o conjunto de autocarros, camiões, picapes e qualquer outro veículo terrestre que transporte pessoas.
Mbolha: é um termo usado pelos modjeiros quando se referem aos passageiros.
Agora acho que todos já temos uma ideia do que seria um Modjeiro.
Eles ficam aos montes nas terminais dos chapas, e quando chega um, põe-se a gritar a torto e a direito chamando passageiros para ocuparem os assentos e paralelamente metem a mão no bolso ou na carteira de passageiros distraídos. Na verdade essa é a verdadeira fonte de rendimento dos modjeiros. Eles geralmente roubam celulares e jóias de forma muito discreta e vendem logo que podem.
Outro assunto em que os modjeiros tem alguma perícia é a confusão, não é muito raro ver Modjeiro discutindo ou mesmo lutando com um colega, com cobradores, com motoristas e passageiros.
Os modjeiros costumam ser os ‘donos’ das paragens onde ficam e é obrigatório que os motoristas dos chapas aceitem e paguem pelos seus serviços sob o risco de serem sabotados.
Existem mais algumas dezenas de características que os modjeiros partilham entre si. A mais conhecida é a molwenice, sim, este é um daqueles casos que eu posso afirmar sem medo de errar que todos os modjeiros são molwenes.
É verdade que em alguns casos os modjeiros são úteis (embora neste momento eu não veja nenhum), mas de uma forma geral eles fazem o trabalho que antigamente era do motorista: Gritar, berrar, assobiar, insultar e gingar na hora da ponta, mas nesse ultimo aspecto eles não chegam aos pés dos cobradores.
Assim como o Kastelo bravo e outros kudureiros e jerkistas moçambicanos, os modjeiros tem uma profissão completamente desnecessária e vergonhosa.
Até a próxima…
Mbolha e o fruto de um roubo/assalto!!!
Preconceituoso….
Não diga!