Nyeleti Brooke Mondlane (Onandagua, 17 de Janeiro de 1962) é uma política moçambicana. Ministra da Juventude e Desportos desde 24 de Novembro de 2017, depois de ter sido Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, desde 19 de Janeiro de 2015.
Vida pessoal de Nyeleti Brooke Mondlane
Nyeleti Mondlane nasceu a 17 de janeiro de 1962, em Onandagua, Syracusa, Nova Iorque, Estados Unidos da América. É filha de Eduardo Chivambo Mondlane, Professor Doutor em Antropologia, e de Janet Rae Mondlane, Doutora em Sociologia.
É casada, mãe de três filhos. Professa a religião cristã, na Igreja Presbiteriana de Moçambique. Fala fluentemente o Inglês e Português e razoavelmente o Francês.Nos tempos livres participa na preservação da História Local a partir do Museu de Nwadjahane em Manjacaze, gosta de Arte Moderna, literatura autobiográfica feminina da América Latina e África, estatuetas e pintura Maconde. Seus passatempos prediletos são a natação, o basquetebol e escutar o jazz clássico.
Educação de Nyeleti Brooke Mondlane
Iniciou e concluiu os estudos primários na escola Internacional da Tanzânia, até 1970. Depois viajou para Moçambique, onde prosseguiu os estudos secundários na Escola Secundária da FRELIMO, Bagamoyo, em 1974, e na Escola Secundária da FRELIMO em Ribaué, província de Nampula, até 1980. Mais tarde, ingressou para o ensino superior, obtendo o Bacharelato em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, em 1987. Obteve o Certificado em Gestão de Conflitos, pela Universidade Uppsala, da Suécia, e a distância, fez o curso de Mestrado em Administração Pública, pela Universidade de Liverpool.
Carreira Profissional da Nyeleti Brooke Mondlane
É membro da FRELIMO, do Comité Executivo da Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional (ACLLN), da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) e da célula 8 de março da Sommerschield, em Maputo, colaborou com o Departamento de Relações Exteriores e pertenceu às brigadas de Zambézia e Tanzânia.