Paulo Zucula, nasceu a 15 de Abril de 1955, em Chobela, no distrito de Magude, província de Maputo. Fez o ensino primário em Lionde, no Chokwé, onde concluiu aquele nível em 1968. Em 1974 concluiu o ensino secundário no liceu Carmelo. Mais tarde ingressou na UEM e obteve a licenciatura em Agronomia em 1981. Fez o mestrado pela Universidade de Minnesota em 1989. É pai de dois filhos. Fala changana, português, inglês e francês.
Zucula é tido como profissional de mão cheia, destacando-se pela sua competência e liderança.
Paulo Zucula é Ministro dos Transportes desde 11 de Março de 2008.
Iniciou suas actividades no Ministério dos transportes como Ministro, porém já esteve em outros sectores do aparelho do Estado a saber:
1990-1992 – Vice Ministro da Agricultura
2006-2007 – Director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades
Crenças e Princípios
- Para Paulo Zucula, as infraestruturas não podem ser com construídas para servir apenas interesses industriais, é preciso que as mesmas estejam à disposição da comunidade para uso em outros fins.
- Paulo Zucula diz que o país precisa de acelerar o passo e fazer em cinco anos o que fez em 200 na área ferro-portuária.
Planos e Visões do Futuro
- Zucula almeja que até o final de 2015, Moçambique tenha uma capacidade total de exportação de carvão de mais de 30 milhões de toneladas.
- Paulo Zucula manifestou interesse na compra das infra-estruturas da Moçambique Celular, Vodacom e Movitel e investir na construção de outras. No âmbito da melhoria de qualidade dos serviços.
Frases de Paulo Zucula
“Não estamos a construir infra-estruturas apenas para carvão … Nós não somos como a Austrália, que já tem infra-estrutura para todos e pode então alocar infra-estruturas para um produto específico. Não é o nosso caso.”
“Se você não pode levar esses produtos para o mercado, você está a perder seu tempo.”
“Em termos de calendário, estou realmente preocupado, é por isso que estamos a empurrar.”