Temas como “Hi Ta Kina Marrabenta”, “Felizminha”, “Male”, “Carangueijo”, fizeram parte do repertório musical que o artista moçambicano Stewart Sukuma e a sua versátil banda- Nkhuvo apresentaram na noite de celebração daquele género musical, considerado genuinamente moçambicano – a marrabenta. Euforia. Aplausos. Alaridos e assobios por parte dos espectadores que se anestesiavam ao som do Sukuma, tornaram mais fervescente a festa.
O arranque do VIII Festival da Marrabenta aconteceu no final de semana último (31 de Janeiro), na Praça da Independência, com o palanque montado no coração do edifício do Conselho Municipal, este que foi preenchido por músicos da velha e nova gerações fazedoras da Marrabenta.
Com o patrocínio oficial da empresa Moçambique Celular (mCel), a abertura do cortejo, contou com artistas de peso, nomeadamente, O “Male ya ma tchangana” – Mr. Bow, Pedro Ben como figura de cartaz, os decanos Xidiminguana, Dilon Ndjindje e os Gallotones, Liloca e Mabessa.
Lembre-se que na quinta-feira e no sábado (dias 5 e 7 de Fevereiro), o evento irá escalar o Cinema 700, na cidade da Matola, e a capital provincial de Gaza, Xai-Xai, respectivamente.