Aquele amigo das ideias reluzentes e, às vezes, péssimas, que faz o mundo ser o que é, é digno de toda atenção do mundo – o cérebro. Sobre ele pode-se dizer muito, mas separámos para si algumas curiosidades.
Confira já 8 curiosidades acerca do cérebro:
- É um gravador nocturno
Durante o sono o cérebro grava o que aconteceu ao longo do dia e prepara-se para outra jornada. Neste momento, ele abranda as emoções.
- A cor do cérebro
O cérebro tem células acinzentadas, mas, ao mesmo tempo, possui massa branca (fibras nervosas); uma pequena região preta, onde há melanina, chamada de “substância negra”; e regiões avermelhadas, por causa dos vasos sanguíneos.
- O álcool altera o funcionamento
A frequência do consumo, a quantidade de álcool ingerida e a idade em que o hábito começou determinam o tipo de dano, que podem ser irreversíveis.
- O cérebro envelhece
Ao longo da vida se perde massa cerebral. O problema é quando algumas doenças, como a esclerose múltipla aceleram este processo, fazendo com que a perda de volume cerebral ocorra até 5 vezes mais rápido do que o normal.
- Os dois hemisférios dividem funções
O lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, e vice-versa. Assim, quando há uma lesão no lado direito do cérebro, por exemplo, o lado esquerdo é que é afectado.
- Será que o tamanho determina o QI?
O tamanho do cérebro não influência a inteligência. No entanto, os cientistas estão avaliando a relação entre o percentual do cérebro e o peso corporal médio de cada espécie. Nos humanos, 2% do peso corporal é cérebro.
- Qual é o potencial?
O potencial do cérebro é ainda desconhecido em termos de quão longe a inteligência humana pode chegar. O percentual utilizado depende directamente da actividade que o corpo está realizando. Actividades mais complexas física ou mentalmente accionam praticamente todas as áreas cerebrais.
- Há exercício para o cérebro?
O cérebro é como os músculos do corpo, quanto mais você treina, mais se desenvolve e melhor fica. Por isso, o ideal é mantê-lo activo com actividades como leitura ou que exijam destreza manual e esforço mental. Os cientistas acreditam que a estimulação cerebral pode gerar novas conexões entre os neurónios e pode até fazer com que o cérebro gere novas células nervosas.
UOL
no