Localização/superfície
Com uma superfície de 700 km2, esta reserva é localizada no distrito de Matutuíne na Província de Maputo e foi legalmente criada através do Diploma Legislativo n.º 1994 de 23 de Julho de 1960.
Espécies protegidas
A área foi estabelecida essencialmente para proteger elefantes, tendo beneficiado da introdução do rinoceronte branco em 1977.
Vegetação
A REM possui componentes na costa e no interior, com uma vasta gama de tipos de habitat e um remarcável valor de biodiversidade. A sua ligação com o Maputaland Centre of Global Plant Diversity, rico em diversidade de espécies e em endemismo, particularmente na avifauna, herpetofauna e hyctiofauna.
A REM é interessante por várias razões:
Maputaland Centre of Plant Diversity: a área situa-se numa parte deste centro de endemismo significante de plantas, uma das quatro únicas identificadas na África Austral. A área está na posição estratégica do limite sul dos trópicos e contém espécies das zonas temperadas do sul.
Apresenta uma surpreendente variedade de combinação de comunidades de plantas e ecossistemas, algumas das quais não são protegidas em mais nenhum lugar na África Austral.
Terras húmidas de significado internacional: a reserva e seus arredores possuem uma variedade de comunidades de terras húmidas, incluindo as margens estuarinas.
Fauna
Larga população de mamíferos
A REM possui uma população superior a 300 elefantes concentrados na parte noroeste da reserva. É única população remanescente de elefantes na província de Maputo. É a que se situa mais a sul do continente além das do Parque de Elefantes de Tembe e do Parque Nacional do Addo (África do Sul). Suspeita-se que esta população e as de Tembe constituam um grupo genético muito particular.
Além do elefante (Loxodonta africana), pode se ver os seguintes mamíferos: chango (Redunca arundinum), cudo (Tragelaphus strepsiceros), piva (Kobus ellipsiprymnus), changane (Neotragus moschatus), cabrito cinzento (Sylvicapra grimmia), cabrito vermelho (Cephalophus natalensis) e o hipopótamo (Hippopotamus amphibius).
Aves
Foram identificadas cerca de 337 espécies de aves incluindo o Stanley bustard e o Pel’s fishing owl. A reserva comporta uma variedade de espécies de aves graças aos tipos de habitat, incluindo algumas listadas pela CITES, e três espécies e 47 subespécies que são quase endémicas ao Maputaland Centre.
Espécies marinhas: A reserva possui pelo menos três espécies de peixe, endémicas ou quase endémicas ao Maputaland Centre. A fauna marinha é muito variada, incluindo baleias, golfinhos, tartarugas marinhas que nidificam ao longo da costa e inumeráveis espécies de peixes.
Populações de répteis
A reserva contém uma considerável população de crocodilos do Nilo, a mais larga a sul de Gorongosa. O nível de endemismo é muito elevado.
Kanimambo pela informacao e pelas fotos apresentadas!