Início Esparguete de chouriço e molho branco

Esparguete de chouriço e molho branco

O esparguete com chouriço e molho branco é uma combinação irresistível de sabores e texturas que vai conquistar o seu paladar. Esta receita é uma forma deliciosa de dar um toque especial ao tradicional esparguete, adicionando a riqueza e o aroma do chouriço ao cremoso molho branco. Perfeito para uma refeição reconfortante em família ou para impressionar os convidados em um jantar especial, este prato é simples de fazer e cheio de sabor. Siga os passos abaixo e desfrute deste prato delicioso!

Ingredientes

  • 300g de esparguete
  • 200g de chouriço cortado em rodelas finas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 500ml de leite
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • Sal e pimenta preta moída na hora a gosto
  • Queijo ralado para polvilhar (opcional)
  • Salsa fresca picada para decorar (opcional)

Modo de Preparo

  1. Comece por cozer o esparguete em água abundante fervente com sal, de acordo com as instruções da embalagem, até que fique al dente. Escorra a massa e reserve.
  2. Enquanto o esparguete cozinha, aqueça uma frigideira grande em lume médio e adicione o chouriço cortado em rodelas. Deixe cozinhar até que o chouriço fique dourado e libertar um pouco de gordura. Retire o chouriço da frigideira e reserve.
  3. Na mesma frigideira, adicione a manteiga e deixe derreter. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem até formar uma pasta homogénea.
  4. Lentamente, adicione o leite à mistura de manteiga e farinha, mexendo sempre para evitar a formação de grumos. Cozinhe em lume médio-baixo até que o molho comece a engrossar.
  5. Tempere o molho branco com noz-moscada ralada, sal e pimenta preta moída na hora a gosto. Continue a mexer até que o molho atinja a consistência desejada, cerca de 5 a 7 minutos.
  6. Quando o molho estiver pronto, adicione o chouriço cozido de volta à frigideira e misture bem para incorporar os sabores.
  7. Adicione o esparguete cozido à frigideira com o molho branco e o chouriço e envolva delicadamente até que a massa esteja completamente coberta com o molho.
  8. Sirva o esparguete de chouriço e molho branco em pratos individuais, polvilhado com queijo ralado e salsa fresca picada por cima, se desejar.
  9. Desfrute desta delícia reconfortante e cheia de sabor com a sua família e amigos!